Tutorial – Como instalar o Windows XP por Pen-Drive

Olá!

Já vos deve ter acontecido quererem reinstalar o Windows XP num computador sem drive de CD/DVD (como um Magalhães). Normalmente nestes casos o computador vem com uma partição de recuperação que vai recuperar o Windows XP e também, infelizmente, todo o software que a fabricante do computador instalou.

Para nos livrarmos de todo o software indesejado podemos reinstalar o Windows XP por pen e apesar de parecer complicado é bastante fácil, como vão poder ver.

Tutorial – Como instalar o Windows XP por Pen-Drive

Vamos necessitar do material seguinte:

  • DVD do Windows XP
  • WinSetupFromUSB (download)
  • Pen-Drive com, no mínimo, 1 GB

1º Passo – A primeira coisa que vamos fazer é ligar a Pen-Drive ao computador e depois instalar e abrir o WinSetupFromUSB. Caso tenham dificuldades em instalar o programa deixem a dúvida na secção dos comentários que eu explico.

2º Passo – A primeira coisa que vamos fazer no programa é selecionar qual pen-drive vai ser utilizada. Para isso em USB disk selection and format tools escolhemos a nossa pen-drive.

3º Passo – Para continuar vamos ter que formatar a pen-drive. Caso tenham alguma coisa que não possam perder guardado na vossa pen-drive é altura de a copiarem para o computador.

Cliquem ou toquem em RMPrepUSB.

Verifiquem se a pen-drive escolhida é a pretendem e caso seja em 3 – OPÇÕES DE BOOT selecionem XP/BartPE bootable [NTLDR].

Depois em 4 – ARQUIVOS DE SISTEMA E ATUALIZAÇÕES selecionem NTFS.

Agora cliquem ou toquem em 6_Preparar o Pen Drive.

A seguinte mensagem será apresentada para confirmarem o que vai acontecer, cliquem ou toquem em OK.

Irá surgir uma janela da Linha de comados mas não é necessário fazer nada.

Depois será apresentada a mensagem seguinte dizendo que a pen-drive vai ser formatada, cliquem ou toquem em OK. É a última chance de copiarem para o computador o que têm na pen-drive. Depois do OK os dados serão eliminados.

Depois da Linha de comandos se fechar automaticamente, cliquem ou toquem em Sair no RMPrepUSB.

4º Passo – A parte mais complicada já passou! Voltando ao WinSetupFromUSB, em Add to USB disk: , marquem a caixa de confirmação ao lado de Windows 2000/XP/2003 Setup e cliquem ou toquem na caixa com as reticências.

Selecionem o DVD do Windows XP e depois cliquem ou toquem em OK.

Irá surgir o Microsoft Windows EULA, leiam (caso consigam) e cliquem ou toquem em I accept.

Agora cliquem ou toquem em GO. A cópia de ficheiros vai começar e ainda vai demorar!

No final irá aparecer esta janela informando que a cópia de ficheiros está concluída. Cliquem ou toquem em OK e removam a pen-drive com segurança.

5º Passo – Insiram a pen-drive no computador que vai ser formatado, liguem o computador e cliquem logo repetidamente na tecla F12 para aceder ao menu de seleção de dispositivo de boot. Selecionem a vossa pen-drive e cliquem em ENTER. Normalmente é a tecla F12, mas pode ser outra pois depende do computador. Se tiverem dificuldades deixem a marca e modelo do vosso computador na secção dos comentários que eu tentarei saber qual é a tecla que permite aceder ao menu.

6º Passo – Aguardem um pouco. Selecionem 0 Windows XP/2000/2003 Setup e cliquem em ENTER. No ecrã seguinte selecionem 3 First part of Windows XP Professional SP3 Setup from partition 0. O Programa de Configuração do Windows XP irá aparecer e configurem-no da forma que acharem melhor.

7º Passo – Assim que terminarem a primeira parte do Programa de Configuração do Windows XP, o computador vai reiniciar e cliquem novamente na tecla F12 e no menu selecionem a vossa pen-drive e cliquem em ENTER. No ecrã seguinte selecionem 0 Windows XP/2000/2003 Setup e cliquem em ENTER. Agora selecionem 4 Second part of Windows XP Professional SP3 Setup/Boot first internal disk.

8º Passo – Continuem com a instalação e já está! Conseguiram instalar o Windows XP através de uma pen-drive!

Caso tenham alguma dúvida basta perguntar na secção dos comentários! 😉

Fiquem bem! J

9 thoughts on “Tutorial – Como instalar o Windows XP por Pen-Drive

Add yours

  1. Esse artigo é somente para instalar ou também para formatar o hd ou ssd para instalar novamente o windows xp ou versões superiores ou particionar o hd ou ssd pra trabalhar com mais de um sistema operacional ?

    Gostar

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Create a website or blog at WordPress.com

EM CIMA ↑