Mitos e verdades da Informática #4: Não usem o Windows 10, porque ele espia o que fazemos e envia tudo à Microsoft!

Olá!

Hoje regresso com mais um artigo sobre Mitos e verdades da Informática!

Hoje vamos ver se a frase Não usem o Windows 10, porque ele espia o que fazemos e envia tudo à Microsoft! é um mito ou verdade!

windows-10

Bem, devo dizer que esta frase é uma enorme mentira!

Esta frase dá a entender que a Microsoft tem milhares de pessoas a ver o que estamos a fazer no computador desde que tenhamos o Windows 10, mas não é nada disso que se passa!

É verdade, sim, que a telemetria (transmissão de dados à distância) foi aumentada no Windows 10, mas esta já existe desde o Windows XP! Lembram-se de quando um programa deixava de responder e o Windows perguntava se queriam enviar um relatório à Microsoft para tentar resolver o problema? Isso é um exemplo da telemetria no Windows XP.

Eu vou aprofundar mais o assunto deste artigo mais abaixo, mas vou explicar, resumidamente, o para que serve a telemetria presente no Windows 10.

O Windows 10 envia, de facto, dados para a Microsoft mas para os dados enviados servem apenas para tornar o Windows melhor e para o ajustar o mais possível ao utilizador.

Mas vamos aprofundar melhor o assunto:

Para que servem os dados recolhidos?

Segundo a Microsoft:

O Windows é um ambiente de computação personalizado que lhe permite percorrer e aceder a serviços, preferências e conteúdos de forma totalmente integrada nos seus dispositivos de computação, dos telemóveis aos tablets e ao Surface Hub. Em vez de permanecerem como um programa de software estático no seu dispositivo, os principais componentes do Windows são baseados na nuvem. Além disso, a nuvem e os elementos locais do Windows são regularmente atualizados, proporcionando-lhe os melhoramentos e funcionalidades mais recentes. Para proporcionar esta experiência de computação, recolhemos dados sobre si, sobre o seu dispositivo e sobre a sua forma de utilização do Windows. Uma vez que o Windows é algo pessoal, disponibilizamos escolhas sobre os dados pessoais que recolhemos e sobre como os utilizamos. Note que, se o dispositivo Windows for gerido pela sua organização (como o empregador ou a escola), a organização pode utilizar ferramentas de gestão centralizada fornecidas pela Microsoft ou outros para controlar as definições do dispositivo, políticas do dispositivo, atualizações do software, recolha de dados por nós ou pela organização, ou outros aspetos do dispositivo.

Ou seja, a Microsoft refere, abertamente, que o Windows recolhe dados, mas que, sendo este um produto pessoal, disponibiliza opções para controlar os dados pessoas que são recolhidos. Essas opções podem ser encontradas em Definições no Windows 10.

O Windows recolhe dados como:

  • Relatórios de erros – para reparar erros no Windows e aumentar a compatibilidade de programas;
  • Localização de dispositivos – para estes poderem ser localizados pelo utilizador caso os tenha perdido ou para que comandos como “Cortana, mostra-me restaurantes perto de mim” possam ser usados entre outros.
  • Escrita – para que o Windows apesente um dicionário personalizado ao utilizador. Por exemplo, o Windows aprende a forma como escrevemos e precisa de manter essa informação disponível em qualquer dispositivo usado pelo utilizador. Assim, envia essas informações para a Microsoft para que estas estejam acessíveis em qualquer dispositivo.

O Windows recolhe mais dados, como podem ver aqui e aqui mas, como podem ver, todos esses dados têm uma função benigna para o utilizador e todos eles são tratados por computadores longe do olhar humano! A Microsoft jamais em caso algum poderia espiar o que fazemos no computador.

Fiquem bem! 😉

2 thoughts on “Mitos e verdades da Informática #4: Não usem o Windows 10, porque ele espia o que fazemos e envia tudo à Microsoft!

Add yours

  1. “A Microsoft jamais em caso algum poderia espiar o que fazemos no computador.”

    Nunca se sabe e você não pode afirmar isso com tanta certeza. Para Microsoft se tornar uma empresa corporativista e cooperar com o governo para acesso as informações, é em dois pulos.

    É por isso que sempre NEGO que envie dados anônimos à Microsoft.

    Gostar

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Create a website or blog at WordPress.com

EM CIMA ↑