Tutorial – Como instalar o Windows 98 numa pen USB ou cartão de memória

Olá!

Quando instalamos o Windows fazemos a sua instalação numa unidade de armazenamento fixo, como um disco rígido ou SSD.

O processo de instalação do Windows sempre impediu que o Windows fosse instalado em dispositivos amovíveis, como pens USB e cartões de memória. Mesmo que alguém se lembrasse de remover um disco rígido com uma versão do Windows, baseada no kernel Windows NT, instalada, o ligasse por USB a um computador e desse boot por ele, o Windows não iria prosseguir com inicialização devido a uma ordem que, durante o carregamento do sistema, corta todas as comunicações com as portas USB do computador, impedindo assim a inicialização.

No entanto, isso não acontece com o kernel Windows 9x, kernel usado no Windows 95, Windows 98 e Windows Millennium Edition, o que significa que podemos instalar um destes Windows numa pen!

Mas calma que, mesmo não havendo esse cessar de comunicações com as portas USB do computador, o processo de instalação continua a não permitir a instalação do Windows em dispositivos amovíveis…

E se houver uma forma de “enganar” o processo?

Bem, ela existe!

Tutorial – Como instalar o Windows 98 numa pen USB ou cartão de memória

1. Para podermos ser bem-sucedidos neste processo, que vai demorar algum tempo, vamos primeiro ter que passar pela imposição posta pelo processo de instalação do Windows. Este processo só existe se tivermos a instalar o Windows, mas e se em vez de instalar o Windows atualizássemos para o Windows?

Não é impossível, apenas precisamos de ter instalado um sistema operativo que possa ser atualizado para o Windows 98 na pen que vamos usar.

Bem, como sistemas operativos que podem ser usados para a atualização temos:

  • Windows 95
  • Microsoft Disk Operating System (MS-DOS)

Um deles fica logo fora de opção, o Windows 95, devido a este não poder ser instalado na nossa pen. Como segunda opção, temos o velhinho MS-DOS e este pode ser “instalado” de uma certa forma na pen.

Sistema Operativo

Pode ser instalado numa pen?

Windows 95

Não

MS-DOS

Sim

Ou seja, vamos “instalar” o MS-DOS para depois atualizar para o Windows 98!

Claro que não vamos instalar todo o sistema, mas lembram-se das disquetes de arranque do MS-DOS? Elas tinham uma parte do MS-DOS dentro delas, o que dava a possibilidade de iniciar o computador por elas e até correr programas que tinham modo DOS.

Ok, mas estamos a tentar instalar o MS-DOS numa pen e não numa disquete!

Exato e nem iriamos conseguir depois atualizar para o Windows 98 devido ao espaço que estas têm (1.44 MB!!!) e, além disso, iriamos ter velocidades de leitura e escrita de tal maneira baixas que iriam tirar a vontade a qualquer um de usar o sistema…

No entanto, é possível instaurar o subsistema DOS que era usado para criar uma disquete numa pen e já fiz até um artigo no blog sobre isso.

Ok, então o primeiro passo é instalar o subsistema do DOS na pen que vamos usar para instalar o Windows 98 e basta seguir o artigo que indiquei acima!

No entanto, ainda faltam alguns passos para termos tudo pronto…

2. Agora vamos criar uma pasta na pen com o nome Win98. O nome, na realidade, é indiferente apenas estou a usar este como referência no tutorial.

3. Uma vez criada a pasta, vamos copiar todo o conteúdo do CD ou ISO do Windows 98 para dentro dessa pasta. E isto pode demorar um bocado…

4. Tendo copiado os ficheiros, vamos remover a pen com segurança.

Agora, vamos ligar a pen a um computador e defini-la como dispositivo de boot.

Atenção que o computador que vão usar para instalar o Windows 98 terá que ter, no máximo, 1 GB de RAM, pois, caso contrário, o sistema não irá sequer iniciar!

Normalmente, para selecionar o dispositivo para o boot, clicamos repetidamente na tecla F11 logo após ligarmos o computador até aparecer um menu semelhante ao da imagem.

Nesse menu, vamos selecionar a nossa pen com as teclas de seleção e clicar na tecla Enter.

No ecrã, irá aparecer o logo do Windows 98, que mostra a linha de comandos está a ser carregada. Depois disso a linha de comandos está pronta a ser utilizada.

5. Para instalar o Windows 98, vamos ter que correr o programa de configuração do mesmo que se encontra dentro da pasta que criámos, a pasta Win98. Neste momento, na linha de comandos, encontramo-nos na raiz do disco, C:\, e para entrar nessa pasta vamos correr o comando: Cd Win98

6. Dependendo do idioma em que se encontram os ficheiros do Windows 98 que estão na pasta, o nome do programa de configuração varia. No meu caso, que estou a instalar a versão Português de Portugal, o nome é config.exe. Assim, basta escrever config.exe e clicar na tecla Enter para que o processo se inicie.

Se não souberem qual é o nome, corram o comando Dir e vejam qual é o ficheiro que tem a extensão .exe . Esse é o ficheiro que permite iniciar o ficheiro de configuração.


7. No ecrã irá aparecer:

Aguarde enquanto o programa de configuração é inicializado.

A configuração vai executar uma verificação de rotina no sistema.

Para continuar, prima ENTER. Para sair do programa de configuração, prima ESC.

Basta premir Enter, tal como nos diz o sistema, para continuarmos.


8. O Microsoft ScanDisk irá verificar o sistema para garantir que tudo está bem para o Windows 98 poder ser instalado.

9. Finalmente, entrámos na parte gráfica da instalação! Vamos clicar em Continuar.

Vamos aguardar um pouco…

10. Em seguida, vamos ter que escolher o diretório onde o Windows vai ser instalado. Vamos clicar, simplesmente, em Continuar.

11. Depois de selecionado o diretório, o Windows vai prepará-lo e verificar se existe espaço suficiente.

12. Agora, vamos selecionar o tipo de instalação que queremos efetuar. No meu caso, escolhi Personalizada porque quero selecionar todos os componentes.

13. Posteriormente, vamos configurar a parte da identificação do computador, selecionando um nome para o computador, um grupo de trabalho e, opcionalmente, uma descrição do computador.

14. Se tudo estiver correto, vamos clicar em Seguinte.

15. Escolhendo o país, vamos clicar em Seguinte.

16. Finalmente, chegou a parte da cópia de ficheiros! Esta é a parte mais demorada da instalação, uma vez que vão ser copiados todos os ficheiros do sistema para o diretório.

Vai demorar bastante tempo, mas, no final, o resultado é compensador! 😀

17. No final, o computador vai ser reiniciado automaticamente dentro de 15 segundos.

18. Vamos novamente dar boot pela pen para continuar a instalação do Windows 98.

19. A configuração vai preparar o Windows 98 para a sua primeira execução. Isto pode demorar vários minutos!

20. Depois, vamos introduzir as informações do utilizador. Vamos introduzir um nome de utilizador e, opcionalmente, a empresa. Por último, vamos clicar em Seguinte.

21. Depois, é-nos apresentado o contrato de licença, o EULA. Como somos pessoas bem-educadas, vamos marcar a opção Aceito o contrato e clicar em Seguinte.

22. A introdução da chave de produto é o passo seguinte. Depois de introduzida, vamos clicar em Seguinte.

23. Finalmente, chegámos à última etapa desta parte da configuração! Mas desenganem-se, que ainda falta algum tempo até termos o sistema a funcionar!

Vamos clicar em Concluir.

24. Agora, o Windows 98 vai configurar o hardware, ou seja, identificar e instalar drivers.

Se, durante este processo, o computador ficar muito tempo sem responder reiniciem-no e voltem a fazer boot pela pen. No meu caso, o Windows chegou mesmo a apresentar um BSOD durante o processo!

Caso isso aconteça, é normal o ScanDisk começar a analisar o disco. Basta aguardar.

25. Agora sim, chegámos ao fim! Basta introduzir as informações que o Windows 98 pedir, como hora e data que o Windows 98 tratará do resto!

No final, o Windows 98 será reiniciado automaticamente. Lembrem-se de dar boot pela pen!

26. Reiniciado, podemos ver o Windows 98 a carregar pela primeira vez!

Caso queiram, introduzam uma palavra-passe e cliquem em OK.

O Windows irá instalar os últimos drivers e atualizar as definições do sistema.

Depois disso, temos o Windows 98 totalmente operacional! 😀

O sistema irá funcionar de modo básico até serem instalados os drivers. Caso estes não existam para esta versão do Windows, o Windows 98 irá funcionar mas mais lento e poderá não ser possível usar algum do hardware do computador ou este não será usado na totalidade…

Os programas podem ser instalados e usados, como em qualquer outro PC, desde que instalada uma versão que tenha compatibilidade com o sistema operativo. Podem ver aqui alguns sites onde podem obter versões antigas de programas.

O Windows ME pode também ser instalado numa pen usando este tutorial, pois já testei. No enanto, ainda não testei com o Windows 95. Caso alguém tente, diga, na secção dos comentários, qual o resultado. J

Espero que tenham gostado do tutorial e peço desculpa pela qualidade das fotos, mas aconteceu um problema com o dispositivo que uso para fotografar e tive que usar uma máquina um pouco antiga.

Fiquem bem! 😉

19 thoughts on “Tutorial – Como instalar o Windows 98 numa pen USB ou cartão de memória

Add yours

  1. amigo vc é o cara kkkkk! Valeu mesmo, sério!! Eu realmente não acredito que consegui instalar o 98 novamente depois de 2 décadas. E via pendrive ainda…Vc não sabe a quantidade de cds com windows baixados que eu coloquei fora por não conseguir instalar e agora sim, nostalgia de novo na área kkkk. Meu sincero MUITO OBRIGADO!!!!

    Liked by 1 person

  2. Como eu faço para instalar o sistema no HD sem precisar de um disquete, iniciando pelo pendrive?
    Sei que isso é possivel, até cheguei a fazer uma vez, só que esqueci do processo…

    Gostar

      1. Consegui instalar, passei todos os arquivos do pen no hd e iniciei a instalação pelo hd, só que mesmo com o sistema instalado em outra partição, tive que alterar algumas extensões de arquivos do sistema do C:(pen), para o D:(onde estavam localizados); depois disso, consegui usar o windows sem problemas!
        Só mais uma pergunta, é possivel iniciar o win98 sem a necessidade de um pendrive de boot, junto com outro sistema operacional(Win7)?

        Gostar

    1. O meu sempre trava na detecção de plug-in and play e da pra iniciar só pelo modo seguro, porque o normal inicia a instalação do windows na parte que trava 😦

      Gostar

  3. eu fico preso na tela preta onde diz:

    Verificando o registro do sistema…
    Copiando os arquivos para a instalação do windows…

    Daí não acontece nada. me ajuida.

    Gostar

  4. Olá fiz um Pen Drive com Windows ME (Windows Millennium Edition), usei programa para fazer um Pen Drive Bootavel MS-DOS, com uma Pasta WinME e dei boot, colocando como vc no MS-DOS “cd WinME” e “Setup.exe” deu certinho! 😃😄😄

    Gostar

  5. Olá! Gostaria de pedir a equipe Computador com Windows, uma informação referente a instalação do Windows 98 em uma CPU atual, sou t.i em uma loja de informática onde estamos com um computador que é usado por uma empresa de tecelagem no qual o seu sistema funciona em um Win98, e gostaria de instalar o próprio s.o do Win98, e não um virtual Box, pois a placa desse pc se limita em 1gb. A primeira tentativa ainda sem conhecimento foi de instalar uma .ISO win98se no pendrive botavel, e como não deu certo, pesquisando sobre o assunto descobri que é necessário dar boot através do ms-dos com um disquete de arranque, achei muito interessante o seu artigo e também o outro que ensina como baixar o disquete de arranque para a instalação em uma pendrive, mas será que você pode me instruir como instalar a .ISO do Win98 nesse computador através de um pendrive ou cd?

    Gostar

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Create a website or blog at WordPress.com

EM CIMA ↑