As versões do Windows que nunca viram a luz do dia: Windows Nashville

Olá!

Existem versões do Windows que nunca chegaram a ver a luz do dia, ou seja, nunca foram lançadas apesar de terem começado a ser desenvolvidas.

Algumas delas foram posteriormente melhoradas e lançadas na forma de atualização para o Windows e não como uma nova versão deste. Outras foram combinadas com outra versão e originaram um único produto. Mas outras foram mesmo canceladas e nunca mais se ouviu falar delas (até agora).

Este artigo vai fazer parte de uma série de artigos que por aí vem onde vamos ficar a conhecer estas versões “especiais”, os seus enigmas e, claro, o motivo pela qual foram canceladas.

Neste artigo irei falar sobre o Windows Nashville.

Windows Nashville

Nashville foi o nome de código de uma versão do Windows que seria lançada entre o Windows 95 (1995) e o Windows 98 (1998). Esta versão seria lançada em 1996 e, por isso, alguns internautas atribuíram-lhe o nome de Windows 96.

Uma das novidades desta versão era uma maior integração entre o Windows e o Internet Explorer. Por exemplo iria ser possível abrir documentos do Microsoft Office sem ter que sair do Internet Explorer graças a um ActiveX e seria ainda possível aplicar uma página Web no lugar do fundo do Ambiente de Trabalho.

Estas novidades iriam dar uma maior vantagem ao Internet Explorer na altura, porque, nesse espaço de tempo, a guerra dos browsers era disputada pelo Internet Explorer e o Netscape Navigator. Assim, com estas novidades, a probabilidade do antigo browser da Microsoft vencer a “guerra” era maior.

Acontece que o Nashville foi cancelado algum tempo depois.

No entanto as novidades referidas acima que iriam chegar com o Windows Nashville foram lançadas no Internet Explorer 4 e no Windows Desktop Update (que também tiveram como nomes de código: Nashville).

Não são conhecidos os motivos pelo qual esta versão do Windows foi cancelada. Alguns falam que este desfecho deveu-se ao facto da Microsoft querer dar mais suporte ao Windows 95 e ter mais tempo para desenvolver o Windows NT 4.0.

Na Internet ainda se podem encontrar algumas builds do Windows Nashville. Eu encontrei uma (4.10.999) mas esta necessita que pelo menos o computador tenha o Windows 95 para poder ser instalada. Para a poderem obter podem clicar ou tocar aqui.

Não percam as próximas semanas pois vamos continuar a desvendar os mistérios das versões do Windows nunca lançados! 😉

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Create a website or blog at WordPress.com

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: