Olá!
Hoje vamos continuar a falar das versões do Windows que nunca chegaram à mão dos consumidores.
Depois de termos falado sobre o Windows Nashville no artigo anterior desta série, hoje vamos falar sobre o Windows Cairo.
Windows Cairo
O Windows Cairo foi uma versão do Windows que começou a ser desenvolvida em 1991 e teve o seu cancelamento em 1996.
Ao contrário do Windows Nashville, o Windows Cairo chegou a ser apresentado ao público em 1993 na conferência 1993 Cairo/Win95 PDC e até esteve disponível uma demo do sistema para os presentes.
Algumas das novidades desta versão seriam o sistema de ficheiros Windows Future Storage ou WinFS, que mais tarde seria cancelado em 2006, talvez por causa do NTFS ou New Technology File System que ainda hoje é o sistema de ficheiros do Windows. Algumas das funcionalidades do WinFS foram implementadas depois no Microsoft SQL Server 2008.
Esta versão do Windows iria trazer também grandes avanços a nível da comunicação entre computadores. Talvez tenha sido por isso que mais tarde o Windows NT 4.0, uma versão do Windows mais virada para servidores, usou o nome de código Windows Cairo durante as versões de teste.
Sabe-se ainda que a interface gráfica do Windows 95 foi baseada no trabalho já desenvolvido no Windows Cairo.
Segundo Bill Gates, o Windows Cairo iria trazer a informação para a ponta dos nossos dedos (atenção que naquele tempo ainda não se falava de ecrãs táteis :D)!
Muita da evolução trazida pelo Windows Cairo está presentes nos dias de hoje porque o Windows 10 (assim como o Windows 8, 7 entre outros) tem por base o Windows NT.
Esta versão cancelada do Windows é considerada a mais importante de todas, porque foi ela que mais contribuiu para a evolução do sistema mais usado em todo o mundo: o Windows!
E foi mais um dos artigos desta série que vai continuar nas próximas semanas! 😉