Olá!
Sempre que queremos formatar um dispositivo de armazenamento, o Windows dá-nos 2 opções acerca do tipo de formatação:
-
Formatação normal
-
Formatação rápida
Quase sempre, por questões de tempo, selecionamos a opção Formatação rápida porque, como o próprio nome indica, é mais rápida…
Mas será que este hábito é recomendável? É o que vamos descobrir!
Bem, para conseguirem compreender a explicação, necessitam de saber que qualquer dispositivo de armazenamento está dividido em pequenas partes e que cada uma delas tem o nome de setor. O tamanho do setor é definido pelo sistema de ficheiros que escolhemos:
Agora, vamos às diferenças ente a formatação rápida e normal.
Quando optamos por uma formatação normal, os ficheiros presentes na memória do dispositivo são eliminados e é verificada a existência de setores danificados e a reparação dos mesmos, se possível. É por causa desta última tarefa que este tipo de formatação é mais lento quando comparada com a formatação rápida.
Quando optamos por uma formatação rápida são apenas eliminados os ficheiros, sem que ocorra nenhuma verificação aos setores.
Boas formatações 😉
Eu fui formatar o pendrive há 40 minutos atrás, e esqueci de ticar a caixa para formatação rápida. Eu ia dormir, mas ainda não terminou de formatar. Resumindo: a formatação rápida é rápida mesmo!
GostarGostar
Formatação rápida pode facilitar o aparecimento de cluster danificado (ou vice-versa) ? Obrigado.
GostarGostar
Não. O aparecimento de um cluster danificado num disco rígido, pode ser explicado por este ter caído ou ter sido movido bruscamente (no caso físico) ou, no caso lógico, de o ECC do setor não coincidir com o seu conteúdo..
No caso de uma memória flash, deve-se ao desgaste ou ao EEC.
GostarGostar