Olá!
Uma das decisões da Microsoft que mais causou confusão na cabeça dos cibernautas foi a escolha do nome da nova versão do Windows, o Windows 10.
Desde 2009 que a Microsoft vinha usando números como nome das versões do Windows. Primeiro foi o Windows 7, mais tarde Windows 8 e depois Windows 8.1, uma vez que o Windows 8.1 era uma atualização para o Windows 8 e não representava uma versão totalmente nova.
No entanto, a Microsoft surpreendeu toda a gente quando confirmou que o próximo Windows seria chamado de Windows 10. Pela lógica, o nome deveria ser Windows 9 mas por algum motivo o nome foi alterado para Windows 10.
Surgiram várias teorias para explicar o porquê da alteração do nome mas a mais plausível foi devido a motivos de compatibilidade de programas.
Isso mesmo, a escolha de Windows 10 para o nome foi devido a evitar problemas de compatibilidade com programas!
Vejamos parte do código de um programa antes de ser compilado:
if(version.StartsWith(“Windows 9”))
{ /* 95 and 98 */
} else {
Para quem não percebe de programação, o código acima permite ao programa identificar a versão do Windows onde está a correr. Neste caso, se o nome do Windows começar por “Windows 9”, o programa vai identificar que está a correr no Windows 95 ou no Windows 98. Este método de identificação da versão do Windows é muito, mesmo muito precário mas é o usado por alguns programas.
Isto poderia causar muitos problemas caso o novo Windows tivesse o nome de Windows 9. Como Windows 9 começaria por “Windows 9” alguém tentasse instalar um programa que usasse o método acima referido e este fosse incompatível com o Windows 95 ou 98 o programa simplesmente não iria funcionar, apesar de estar a correr num Windows muito mais recente!
Esta teoria foi confirmada por um programador da Microsoft, como podem ver no Reddit.
Existem na Internet muitas outras teorias. Basta fazerem uma pesquisa rápida que vão encontrar muitas outras mas, na minha opinião, nenhuma faz tanto sentido como a que foi explicada acima.
Fiquem bem! 😉
789
Deixe um comentário