Olá!
Conhecem aqueles computadores antigos que tinham um botão com o nome Turbo?
Sabem para que é que ele serve?
É isso que vamos descobrir com o artigo de hoje!
Aqui há uns anos atrás, na altura do processador Intel 486 principalmente, alguns computadores vinham com o botão Turbo.
Esse botão, para muitos, era sinónimo de potência pois, assim como nos carros também existe o turbo, que serve para dar mais potência ao motor, o computador que também o tivesse iria ser mais “forte”.
No entanto, as coisas não são tão lineares…
Na altura do Intel 486, os processadores estavam a ficar cada vez mais rápidos e isso era um problema para certos programas na altura, jogos principalmente.
Acontece que hoje, os programas escolhem a velocidade a que o CPU corre, mas nem sempre foi assim.
Antes do Intel 486, os jogos eram programados para um determinado processador, usando assim 100% da sua velocidade e não controlavam a velocidade a que o CPU os devia correr.
Com os processadores a ficarem cada vez mais rápidos, os programas também iriam correr mais rápido e, salvo certas exceções, não havia qualquer problema nisso.
Acontece que nos jogos, as coisas não eram nada assim!
Os jogos na altura tinham as suas linhas de código preparadas para processadores de velocidade mais baixa e quando eram corridos em processadores mais rápidos o resultado era desastroso. A explicação é simples: Todas as ações do jogo que eram controladas pelo computador ficavam simplesmente mais rápidas e o tempo para o jogador pensar ficava muito reduzido.
Por exemplo: num jogo em que vinha um obstáculo em direção ao jogador e este tinha de saltar para cima dele, se o processador onde ele estava a correr fosse mais rápido em comparação com o processador para onde ele foi programado originalmente, o obstáculo iria vir em direção ao jogador a uma velocidade mais alta que podia fazer mesmo com que o jogo fosse impossível de jogar.
E é para corrigir esse problema que nasce o botão Turbo!
A função do botão Turbo era baixar a velocidade do processador, para impedir que, quando fossem jogados jogos mais antigos, o que foi acima referido acontecesse.
É verdade! A função do botão não era acelerar o computador mas sim torná-lo mais lento!
Parece mentira, não é? 😀
Fiquem bem! 😉
Deixe um comentário