O misterioso ficheiro onestop.mid do Windows

Olá!

O Windows inclui com ele muitos ficheiros, que são fundamentais para que ele funcione corretamente e sem erros.

No entanto, existem ficheiros que não têm uma interação direta com o sistema e um desses ficheiros é o onestop.mid e, por isso, este artigo é a ele dedicado!

O ficheiro onestop.mid encontra-se localizado em C:\Windows\Media e é, como a própria extensão indica, um ficheiro MIDI. Para quem não sabe, um ficheiro MIDI (Musical Instrument Digital Interface) é como se fosse um tipo de ficheiro de áudio mas na verdade apenas contém uma sequência de notas a serem tocadas. Ou seja, se pausarmos a reprodução de um ficheiro MIDI, a “música” só vai pausar quando a nota que está a ser tocada chegar ao fim!

Voltando ao ficheiro em questão bem, este ficheiro não tem nenhum emprego conhecido no sistema operativo inteiro! É verdade, este ficheiro, apesar de continuar presente no Windows, não é usado em nenhuma função nativa do sistema.

Na mesma pasta, existem mais dois ficheiros MIDI, flourish.mid e town.mid, mas o flourish.mid foi usado em tempos nos testes de som, quando corríamos a Ferramenta de Diagnóstico do DirectX (dxdiag.exe).

Outra curiosidade é que estes ficheiros foram introduzidos no Windows Millennium Edition, a fim de substituir outros ficheiros MIDI, com a justificação de estes permitirem testar melhor todas as funcionalidades do MIDI.

Ou seja, o onestop.mid e o town.mid parecerem nunca ter tido uma função no sistema mas o que chama mais à atenção é o onestop.mid devido ao seu conteúdo.

Este ficheiro parece estar dividido em 9 partes e cada uma delas tem um estilo diferente, desde o que parece ser a trilha sonora de um jogo, passando por uma casa assombrada até à música de fundo dos créditos finais de algo!

Porque é que estes ficheiros existem?

Bem, não há uma explicação oficial, mas uma possível explicação é que estes ficheiros podem ser usados para testar se a placa de som funciona, porque o MIDI não precisa de drivers de som para ser reproduzido. Além disso, caso a Microsoft removesse estes ficheiros e algum programa precisasse deles para funcionar, poderia criar problemas de compatibilidade e por isso o melhor mesmo é mantê-los.

Recomendo a todos que ouçam os ficheiros, em especial o onestop.mid. Fiquem bem! 😉

Anúncios

2 thoughts on “O misterioso ficheiro onestop.mid do Windows

Add yours

Deixe um comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Create a website or blog at WordPress.com

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: