As versões do Windows que nunca viram a luz do dia: Windows Odyssey

Olá!

Hoje vou apresentar mais uma das versões do Windows que começou a ser desenvolvida mas que não chegou a ser lançada.

Anteriormente, já falei do Windows Nashville e do Windows Cairo e hoje vou falar sobre o Windows Odyssey.

Windows Odyssey

Estávamos entre 1999 e 2000 e a Microsoft estava a desenvolver uma nova versão do Windows, o Windows Odyssey.

Esta versão do Windows seria totalmente baseada no núcleo Windows NT ao contrário do Windows 95, 98 e Millennium.

Estava tudo a correr bem, até que a Microsoft resolveu cancelar o seu desenvolvimento. O porquê desta decisão? Ninguém sabe ao certo, mas claro que surgiram algumas teorias:

1ª Teoria – O Windows Odyssey veio a criar o Windows 2000 Advanced Server

Uma das teorias sobre o Windows Odyssey é que ele veio a tornar-se o Windows 2000 Advanced Server.

Para quem não sabe, foram lançadas 4 edições do Windows 2000: Windows 2000 Professional, Windows 2000 Server, Windows 2000 Advanced Server e Windows 2000 Datacenter Server.

Esta teoria tem bastante lógica, já que o desenvolvimento do Windows Odyssey é anterior ao lançamento do Windows 2000 Advanced Server. Poderíamos até propor que Windows Odyssey fosse apenas o nome de código dessa versão do Windows 2000.

Mas claro que esta teoria não é a única…

2ª Teoria – O Windows Odyssey ajudou a formar o Windows XP

Uma das teorias mais aceites na Internet é de que a Microsoft decidiu juntar as equipas que estavam a desenvolver o Windows Odyssey e o Windows Neptune, uma outra versão do Windows que também veio a ser cancelada da qual vou falar noutro artigo, para criar o Windows XP, ou melhor, o Windows Whistler (nome de código do Windows XP na altura). Segundo esta teoria, o Windows Odyssey originou o Windows XP Professional e o Windows Neptune originou o Windows XP Home.

3ª Teoria – O hardware da altura era demasiado fraco

Esta teoria afirma que o Windows Odyssey foi cancelado devido a ser preciso tem um computador bastante avançado para o conseguir correr.

Segundo ela, o Windows Odyssey teria requisitos mínimos muito altos para a altura e, por isso, a Microsoft resolveu não o lançar.

Esta teoria até está mais ou menos ligada à segunda, porque quando o Windows XP foi lançado os requisitos dele eram elevados para a altura e esta teoria acaba por reforçar a segunda.

4ª Teoria – O NT 6.0

Surgiram na Internet supostos documentos confidenciais da Microsoft, em que mencionam o Windows Odyssey como NT 6.0.

Para quem não sabe, cada versão do Windows baseada no Windows NT, recebe um número para o NT. Por exemplo, o Windows 10 é o NT 10.

Segundo esses documentos antigos, o Windows Odyssey era o NT 6.0 mas isto levanta outra hipótese porque o Windows Vista é o NT 6.0!

Isto leva a crer que o Windows Odyssey originou o Windows Vista mas calma, porque o Windows Vista é baseado no código do Windows Server 2003!

Isto até teria uma certa lógica caso fizéssemos uma ligação com a 3ª teoria apresentada pois também o Windows Vista teve requisitos altos para a altura em que foi lançado, mas se o Windows Odyssey originasse o Windows Vista, custa a querer que um projeto de 1999/2000 precisasse dos requisitos do Windows Vista…

Colocando tudo numa linha do tempo temos:

Qual a teoria mais acertada?

Bem, não nos podemos guiar pela teoria mais nos fascina, porque caso eu o fizesse a teoria que eu escolhia seria certamente a 4ª.

Mas como temos que nos guiar pelos factos, eu acho que a teoria que melhor explica o que aconteceu é a de que o Windows Odyssey e o Windows Neptune se juntaram para fazer o Windows XP, pelo simples factos de:

  • A teoria de o Windows Odyssey veio a criar o Windows 2000 Advanced Server é, até certo ponto, válida mas o Windows 2000 foi terminado em dezembro de 1999 e o Windows Odyssey começou a ser desenvolvido em 1999, o que dá muitíssimo pouco tempo para desenvolver um sistema operativo, mesmo com o uso da base do Windows NT. Sendo assim, a tese de que foi o nome de código é a mais correta mas que foi usada depois do cancelamento do Windows Odyssey.
  • O Windows XP ter sido criticado pelos requisitos mínimos, assim como o Windows Odyssey também seria caso tivesse sido lançado;
  • O Windows Vista ser a evolução do Windows Server 2003 e não do Windows XP.

E vocês, qual é que acham que é a teoria que melhor explica o cancelamento do Windows Odyssey? 😉

Fiquem bem! 😉

Advertisement

Deixe um comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Create a website or blog at WordPress.com

EM CIMA ↑

%d bloggers gostam disto: