Tutorial – Como recuperar os dados de um computador que não liga

Olá!

O vosso computador não liga e têm lá todos os vossos preciosos ficheiros? Precisam de recuperar os vossos documentos?

Bem, se o disco rígido ou o SSD estão intactos, então, este tutorial é para vocês!

Tutorial – Como recuperar os dados de um computador que não liga

1. O primeiro passo é remover o disco rígido do computador. No meu caso, como vou recuperar os dados de um portátil, Toshiba Satellite L650, é necessário retirar a tampa, na parte de baixo do computador, que permite acesso a ele. Para isso, basta remover um parafuso que segura a mesma tampa.

2. Depois, é necessário remover o parafuso que segura o caddy (caixa metálica à volta do disco). Depois, basta deslizar o caddy para desligar o disco e o remover do computador.

3. De seguida, existem quatro parafusos que mantêm o disco no caddy que têm que ser removidos. Feito isso, o disco está livre.

4. Agora é preciso usar uma caixa de disco rígido externo para poder ligar o disco a um computador funcional. No meu caso, o tamanho do disco é de 2.5 polegadas, um padrão que se usa nos computadores portáteis, mas o tamanho pode variar, conforme podem ver na tabela abaixo (no entanto, confirmem, sempre, com o disco):

Computador de secretária (desktop)

Computador Portátil

Netbook

3.5 Polegadas

2.5 Polegadas

1.8 Polegadas

Assim, tenham em atenção qual o tamanho do disco do qual vão recuperar os dados e também o tipo de ligação quando forem comprar a caixa (se procurarem bem, podem encontrar uma a menos de 10€) se bem que, hoje em dia, a ligação SATA é usada em, aproximadamente, 100% dos computadores. No passado, usava-se a interface IDE.

Se se sentirem à vontade em usar o disco sem a caixa à volta, podem usar apenas o controlador que vem com a caixa. Assim vão conseguir ligar qualquer disco, tenha este o tamanho que tiver, sem ter que comprar uma caixa específica para ele, uma vez que a ligação não varia.

SATA

IDE

Como passo seguinte, é necessário remover os parafusos do lado de onde estão as ligações da caixa. Removendo esse lado, é possível ver o controlador, o qual vamos ligar ao disco. Feito isso, vampos fechar a caixa e, posteriormente ligar a mesma ao computador através do cabo.

5. Com tudo ligado, vamos abrir Este PC, no computador onde ligaram o disco, e aceder à partição onde estava instalado o Windows no computador que não liga.

6. Dentro dessa partição, acedam à pasta Utilizadores e, depois, à pasta com o nome de utilizador do qual vão recuperar os dados.

Nota: No Windows 10, caso tenha sido uma conta Microsoft como conta de utilizador, o nome da pasta contém as 5 letras iniciais do email usado.

7. O Windows irá informar que não temos permissão para aceder à pasta, uma vez que esta pertence a outro utilizador. Vamos clicar em Continuar e esperar para que o Windows nos de permissões para aceder a todos os ficheiros

8. Uma vez dentro dessa pasta temos acesso a todos os ficheiros. Assim, basta copiá-los para um local seguro!

Todas as pastas estão acessíveis, como por exemplo: Documentos, Imagens, Músicas e Vídeos!

E já está! 😉

Fiquem bem! 😉

Anúncios

4 thoughts on “Tutorial – Como recuperar os dados de um computador que não liga

Add yours

  1. Qual o nome para este controlador em ingles?? Talvez seja uma pergunta estupida mas preciso mesmo de fazer isto no meu laptop e nao sei que equipamento comprar para extrair os meus ficheiros do meu laptop que deixou de funcionar.

    Gostar

Deixe um comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Create a website or blog at WordPress.com

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: