Mitos e verdades da Informática #3: Como tenho antivírus, não preciso das atualizações do Windows para nada!

Olá!

Hoje vou ver se a frase Como tenho antivírus, não preciso das atualizações do Windows para nada! é verdade ou se não passa de um mito.

Bem, o primeiro Windows a receber atualizações foi o Windows 95 e, na altura, era necessário aceder ao site do Windows Update para depois procurar e instalar as atualizações lançadas pela Microsoft. Com o passar do tempo, a Microsoft achou que seria melhor o Windows Update passar a fazer parte do Windows e, assim, no Windows Vista, o Windows Update passa a constar como uma aplicação do sistema, ao contrário do que acontecia no Windows XP, por exemplo, em que era apenas uma hiperligação para o site.

As atualizações fornecidas pelo Windows Update são de grande importância: estas podem corrigir problemas de segurança do Windows, adicionar novas funcionalidades ao computador ou ainda instalar drivers que estejam em falta ou desatualizados.

Os antivírus são programas que, como o nome indica, ajudam a proteger o computador contra vírus e outro tipo de ameaças.

Algumas pessoas afirmar que quem tem antivírus não precisa de instalar as atualizações do Windows, o que é um MITO!

Vejamos porquê: quando um programa tenta entrar no sistema, a segurança do Windows vai tentar verificar se este é fidedigno ou malicioso. Caso o Windows o deixe passar, o programa vai ser analisado pelo antivírus. Ou seja, o antivírus vai ser sempre a última camada de proteção do sistema. Antes do antivírus, tem que existir uma boa base de segurança.

Caso as atualizações do Windows não sejam instaladas, o Windows vai ficar vulnerável e o antivírus vai tentar compensar isso mas não vai conseguir. O cenário é parecido com o de uma casa velha e com as janelas abertas (Windows sem atualizações) mas com um telhado novo (antivírus). A chuva (vírus) vai tentar entrar na casa, mas encontra o telhado e não consegue. No entanto, Algumas gotas vão conseguir entrar pelas janelas que estão abertas, janelas essas que deveriam estar fechadas se tivessem sido instaladas as atualizações!

Assim, esta frase não é, de todo, verdadeira e é indispensável instalar as atualizações do Windows!

Fiquem bem! 😉

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Create a website or blog at WordPress.com

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: