Curiosidades do Windows #1 – O System File Checker (Sfc) já teve interface gráfica!

Olá!

Hoje vou dar início a um novo espaço no blog: Curiosidades do Windows.

Neste novo espaço, vou falar sobre, como o nome indica, curiosidades do Windows, ou seja, coisas aconteceram e não têm muito sentido ou que são esquisitas e não têm uma explicação oficial.

Hoje, vou revelar a primeira de muitas!

O System File Checker é uma ferramenta muito útil para reparar ficheiros danificados sistema, como já expliquei aqui.

No entanto, se repararem, todo o processo é feito pela Linha de comandos pois a ferramenta não tem interface gráfica, mas, o mais curioso é que já teve!

É verdade, o Sfc já teve uma interface gráfica nos tempos do Windows 98, Windows 2000 e Windows XP, mas, no Windows Vista, esta interface desapareceu e todo o processo passou a ser feito recorrendo ao teclado!

Mas qual a razão de isto ter acontecido?

Como devem saber, durante o desenvolvimento do Windows Vista, foram feitas enormes mudanças no kernel (núcleo) do sistema, mudanças essas que foram necessárias para preparar o Windows para as novas possibilidades que o hardware permitia, para tornar o sistema mais seguro (como a inclusão do Controlo de Conta de Utilizador) e para a adição de novas funcionalidades. Uma dessas mudanças foi a integração do System File Checker com a Proteção de Recursos do Windows, uma nova funcionalidade que protegia o Registo do Windows e ficheiros do sistema.

Com a integração destas funcionalidades, o Windows Vista tornava mais sólida a proteção do sistema. Por exemplo, se algum ficheiro do sistema fosse eliminado, o Windows iria recuperá-lo através de um backup feito automaticamente pelo sistema.

Devido à fusão dos códigos a interface foi perdida, mas esta deveria voltar até ao produto estar pronto para venda. No entanto, devido aos atrasos no desenvolvimento do Windows Vista e à pressão para lançar o novo produto, a Microsoft acabou por cancelar algumas coisas e uma delas foi a devolução da interface gráfica ao Sfc!

Até hoje, a interface não foi devolvida. Vamos esperar para ver se a Microsoft alguma vez se vai lembrar de a incluir… 😛

Espero que tenham gostado!

Fiquem bem! 😉

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Create a website or blog at WordPress.com

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: