Olá!
As drives de CD/DVD permitem ler e escrever em CDs e DVDs e, hoje, estão a cair em desuso devido ao uso de dispositivos com memória flash.
Um dos hábitos de muita gente é abrir a drive com o botão, colocar o disco e fechá-la com a mão em vez de usar o botão.
Será esse comportamento nocivo para o tempo de vida do dispositivo ou não passa de um mito? Vamos ver!
Bem, para percebermos se este comportamento afeta ou não a vida útil da drive, temos que perceber o seu funcionamento:
Quando o botão é premido, um motor elétrico faz girar, por meio de uma “correia”, uma roldana que abre ou fecha a drive. Este é o procedimento normal e o que foi idealizado pela empresa que criou a drive.
Quando a fechamos com a mão, o que acontece é que, em vez de ser o motor elétrico a fazer girar a roldana, acontece o inverso, ou seja, é a roldana que faz girar o motor nos primeiros instantes. No entanto, o motor ativa-se logo depois devido à indução que se cria.
Mas será que este comportamento danifica a drive?
Bem, o projeto foi concebido para ser usado o botão para abrir e fechar a drive, mas usar a mão para fechar a drive não vai causar um desgaste significativo no mecanismo. Claro que devemos usar sempre o botão, até porque a força inicial que temos que fazer para que a drive se feche corresponde à força para colocar o motor a girar e este foi feito para girar devido à eletricidade. Além disso, durante este processo, a “correia” pode correr em falso, o que lhe pode causar alguma folga.
Claro que se a drive for fechada com a mão de vez em quando, não irão ocorrer danos suficientes para causar um mau funcionamento!
Por isso, podemos concluir que desde que não usado muitas vezes, fechar a drive com a mão não lhe causa danos maiores.
Fiquem bem! 😉
Deixe um comentário