Mitos e verdades da Informática #6: A eletricidade estática pode danificar os componentes do computador?

Olá!

O corpo humano é composto por átomos que são, normalmente, eletricamente neutros, pois o número de protões é igual ao número de eletrões. No entanto, quando este entra em contacto com outro corpo, os eletrões podem-se mover de um corpo para o outro, fazendo com que um deles fique com carga positiva e outro com carga negativa. Mesmo que depois sejam separados, este desnível irá manter-se.

Se o corpo humano perder eletrões irá obter uma carga positiva, pois não existem eletrões suficientes para neutralizar os protões. Assim, temos uma carga eletrostática.

Espero que não tenham adormecido durante a leitura desta mini aula de Física e Química, mas é necessário para percebermos se é realmente necessário descarregarmos a energia electroestática do nosso corpo antes de desmontarmos um computador ou se não passa de um mito. 😀

Os componentes de um computador são todos alimentados por eletricidade. Claro que nem todos recebem a mesmo voltagem ou a mesma amperagem, mas todos eles são sensíveis à eletricidade. Isto faz com que todos os componentes do computador sejam sensíveis à eletricidade electroestática, em especial os discos rígidos!

Por isso, É IMPORTANTÍSSIMO DESCARREGAR A ENERGIA ELETROESTÁTICA ANTES DE MEXER NOS COMPONENTES INTERNOS DO COMPUTADOR!

Não se trata de nenhum mito! Uma descarga no sítio certo pode danificar totalmente um componente!

Uma descarga de 200 Volts é suficiente para matar completamente um componente e, para terem uma noção, o ser humano só é capaz de sentir uma descarga de electroestática quando a voltagem está acima dos 2000 Volts!

No entanto, nem sempre um componente deixa de funcionar no momento da descarga. O componente afetado pode começar um processo de degradação que vai lentamente fazendo com que o componente deixe de funcionar!

bolt_tesla

Que cuidados devo ter?

O primeiro passo é descarregar a energia electroestática. Isto pode ser feito tocando com a mão na fonte do computador estando esta ligada a uma tomada com terra. Deste modo, assim que tocam na fonte toda a energia electroestática do vosso corpo é descarregada, mas assim que removerem a mão da fonte, o vosso corpo começa a reter esletroestática. É, por isso, recomendado que façam este procedimento várias vezes enquanto manuseiam os componentes.

Este é um processo, mas eu prefiro usar uma pulseira anti estática. É bastante fácil de usar: basta colocar a pulseira no pulso e ligar a ponta do cabo a um componente elétrico aterrado.

Assim, o vosso corpo estará sempre eletricamente neutro, ao contrário do primeiro método.

Além disso, é importante seguir alguns conselhos:

  • Não desmontar o computador em cima de uma carpete (uma vez que a fricção é elevada fazendo assim com que se crie energia eletrostática);
  • Colocar os componentes num sítio que não provoque fricção;
  • Manter as roupas afastadas dos componentes;
  • Ter em atenção a humidade do ar. Em condições de humidade elevada (>50%) a probabilidade de danificarem um componente com electroestática é maior!

Fiquem bem! 😉

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Create a website or blog at WordPress.com

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: