Olá!
A Internet é, talvez, o sítio mais visitado nos dias de hoje. A rede de computadores interligados começou a surgir em 1960 mas só em 1986 é que surgiu o protocolo TCP/IP (Transmission Control Protocol/Internet Protocol), protocolo que ainda é usado para a comunicação entre o cliente e o servidor.
A partir daí, foi uma questão de tempo até que esta chegasse às casas de todos e abrisse um novo mundo de possibilidades!
Mas, qual foi o primeiro site da Internet?
Figura 1 – O servidor onde estava alojado o site
O primeiro site do mundo foi o World Wide Web.
Foi criado no dia 6 de agosto de 1991 (tem aproximadamente 26 anos), conta com um design básico, típico da época em que foi criado, e está recheado de hiperligações de modo a facilitar a navegação.
Neste site, que é preservado pelo CERN (Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear), podemos encontrar informação como o que é e para que serve a WWW, links para obter programas, as pessoas envolvidas no projeto, a história, entre muitas outras informações.
No fundo, é como um portal de boas vindas à Internet que ensina a dar os primeiros passos a um newbie (pessoa que não tem ou tem pouco conhecimento na área da informática) que se quisesse aventurar no Ciberespaço!
Na altura, o site ficou alojado num computador da empresa NeXT, empresa essa criada por Steve Jobs quando teve que abandonar o cargo de CEO da Apple, fazendo dele um servidor. Atualmente, esse computador já não é utilizado e o site está noutro servidor.
Se quiserem desfrutar de uma navegação ao estilo da época, podem aceder aqui, onde navegam pelo site utilizando um browser por linha de comandos. 😀
É quase impossível pensar em hoje usar uma linha de comandos para navegar…
Fiquem bem! 😉
Deixe um comentário