Uma semana com o Windows 2000 – Dia 1

Olá!

O Windows 2000 foi lançado há 18 anos atrás e trouxe com ele muitas novidades!

Mas, como será que se comporta nos dias de hoje? Será que é possível fazer com ele as coisas que se fazem nos dias modernos com sistemas operativos BEM mais recentes como o Windows 10?

Em busca das respostas, vou viver com apenas o Windows 2000 por uma semana! 😀

Para realizar esta experiência, vou preparar um computador com o Windows 2000, os drivers e os ficheiros necessários para poder usar o Windows Update hoje em dia. Tudo o resto será realizado no próprio Windows 2000 custe o que custar! xD

E qual será o computador? Tudo seria mais fácil numa máquina virtual, mas porque não usar um computador real para tornar a experiência mais marcante? Assim, vou usar um Magalhães da primeira versão. Isto porque é um computador compatível a nível de drivers com o sistema operativo e muito bom a nível de caraterísticas para o ano 2000… xD

Assim sendo, criei uma pendrive com o sistema operativo e o restante conteúdo e até à próxima terça, Windows 10!

Vamos lá começar a aventura!

  • Terça-feira, 31 de julho de 2018

A primeira coisa que fiz foi, como é lógico, instalar o Windows 2000. A instalação correu sem problemas. Este era o ambiente de trabalho:

Depois dos drivers instalados, tudo ficou melhor, não só a nível de aparência, mas também a nível de desempenho!

Por último, comecei a instalar tudo o que era necessário para usar o Windows Update em 2018.

Tudo estava a correr bem até que, no final da instalação da Coletânea de atualizações 1 para o Windows 2000 SP4 o processo não avançava.

Tentei desligar o computador, mas uma janela informava que o processo ainda estava em curso. Esperei e esperei, mas nada… Conclusão? Tive de terminar o processo e reiniciar o computador.

Depois de iniciado fui tentar instalar de novo a atualização e o processo foi retomado e concluído com sucesso!

Ainda antes de usar o Windows Update, comecei a escrever este artigo. Para isso usei o WordPad que já que permite alguma formatação para o texto. Caso contrário, tinha também o simples, mas poderoso Bloco de Notas!

Liguei um rato USB e o Windows 2000 foi capaz de o instalar sem problemas!

Era agora altura de o ligar a uma rede Wi-Fi… Ao contrário do Windows XP que tem suporte nativo a redes sem fios, o Windows 2000 depende dos drivers para estabelecer a ligação. Felizmente, tudo correu bem!

Era agora hora de ir para a Internet!

Abri o Bing no Internet Explorer 6 e nada mau para um browser tão antigo!

Infelizmente são muito poucos os sites que abrem no IE6! Wikipédia, Google e Twitter nenhum destes é capaz de abrir. 😦

Estava então na altura de arranjar um novo navegador!

Decidi instalar o Firefox. Tentei aceder ao site oficial, mas este também não abria no IE6…. Felizmente, pelo Old Version consegui saber que o Firefox 12 foi a última versão a dar suporte ao Windows 2000.

Não fiz download do site já que gosto de descarregar ficheiros do respetivo site oficial, mas, neste caso, como iria eu fazer o download? Acontece que a Mozilla tem um servidor FTP (ftp://ftp.mozilla.org) com todas as versões! Muito obrigado Mozilla! 😀

Depois, foi só instalar!

Sem dúvida que este browser deu uma nova vida ao Windows 2000! Quase todos os sites são agora acessíveis. Claro que alguns não funcionam completamente, mas já é muito bom que estejam parcialmente operacionais!

Fui sugerido a registar a minha cópia do Windows 2000. Infelizmente, a Microsoft deve ter desativado os servidores que o permitiam, pelo que tal não foi possível…

Em seguida, e porque queria ter o sistema mais atualizado possível, fui ao site do Windows Update para obter as últimas atualizações!

Comecei por instalar 94 atualizações e fui visitando o Windows Update até não restar nenhuma. E isto foi bastante demorado!

Enquanto o Windows instalava as atualizações, fui visitar um jogo muito conhecido por todos!

Instalei ainda a última versão do Windows Media Player, a versão 9.

Logo depois, surgiram mais atualizações relacionadas ao WMP9… xD

Para atualizar todo o software Microsoft e não só o Windows, ativei o Microsoft Update. Após uma pesquisa, nenhuma atualização foi encontrada, o que significava que o Windows estava totalmente atualizado! 🙂

A partir do Windows 8, a Microsoft passou a incluir um antivírus nativo do sistema. No entanto, o Windows 2000 não possui qualquer tipo de software para proteção contra vírus. Sendo assim, tentei encontrar um antivírus compatível, mas sem sucesso.

Corri então à procura de uma versão mais antiga de um programa. Como precisava de um antivírus leve, consegui arranjar o Avira no OldApps, mas o download não era iniciado. Felizmente, consegui fazer download no OrbitalDownloads da versão 10.0.0.635 que, segundo o OldApps, seria compatível com o Windows 2000.

Supostamente…

Como a versão 10 não era compatível tentei a versão 9. Desta vez no site OldVersion.

Estando instalado, tentei atualizar as definições e ERRO.

Muito provavelmente, os servidores de atualização para esta versão já não devem funcionar. Sendo assim, acabei por desinstalar o Avira e irei usar o computador sem qualquer antivírus. Um pouco arriscado, mas…

Estando o computador atualizado, comecei por fazer uma utilização da Internet mais natural.

A primeira rede a que acedi foi o Twitter.

Usei o Firefox já que o site nem sequer abria no IE6. O site foi carregado em modo mobile, mas, tirando isso, tudo funcionou normalmente.

Uma das coisas para a qual uso o computador é ouvir música. Fiz download de algumas das minhas músicas e ouvias sem qualquer problema no Windows Media Player.

Até mesmo os meus fones funcionaram sem qualquer problema!

Ao descobrir algumas das funcionalidades únicas do Windows 2000, encontrei o Localizar pessoas, uma espécie de “páginas amarelas”. O único serviço de diretório que ainda está ativo é o VeriSign. Todos os restantes dão erro.

É um serviço bastante interessante, mas que não sei se seria utilizado nos dias de hoje…

Resolvi então ir ao YouTube.

Youtube no Windows 2000? Boa sorte!

Também pensei o mesmo, mas o Firefox comporta-se muito bem a reproduzir vídeos não usando Flash, mas sim HTML 5! Claro que nada de HD ou 480p. Apenas 360p que é bastante suficiente para a resolução do PC.

No entanto, em modo fullscreen é impossível ver vídeos, já que ficam com várias quebras.

Para terminar este dia, não podia deixar sem visitar o blog, que…

Apresenta problemas de segurança com o browser… 😦

—–

Tenho de admitir que não está a ser difícil viver com o Windows 2000. Esperava um sistema muito mais abandonado ao que encontrei. Claro que há certas coisas que são impossíveis de fazer, mas, tirando a lentidão sentida em alguns momentos (também devido à falta de memória RAM (1 GB)), o Windows 2000 ainda é bastante usável hoje. Claro que temos de ter algumas medidas de segurança adicional para mantermos o computador em segurança.

Os artigos desta série serão publicas nas sextas-feiras às 21:15.

Fiquem bem e até à próxima sexta-feira! 😉

Anúncios

One thought on “Uma semana com o Windows 2000 – Dia 1

Add yours

Deixe um comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Create a website or blog at WordPress.com

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: