Dar uma nova vida a um Magalhães

Olá!

A minha tia está agora a iniciar-se no mundo da informática e como ela tem pouco conhecimento na área vou ter que preparar o computador de modo a torná-lo o mais intuitivo possível. Além disso o computador em questão não é muito atual e por causa disso vou ter que o otimizar ao máximo para poder cumprir as necessidades da minha tia.

  • 1. Instalar o Windows XP
  • 2. Instalar os drivers
  • 3. Instalar o Internet Explorer 8, o antivírus e as atualizações do Windows XP
  • 4. Instalar programas básicos
  • 5. Instalar a pen-drive de banda larga móvel e configurar o Windows XP para a ligar automaticamente
  • 6. Instalar a impressora Lexmark X1250 no Windows XP
  • 7. Tornar o Windows XP mais rápido e limpar o ambiente de trabalho
  • 8. Ajustes finais
  • 9. Conclusão

O computador em questão tem as seguintes especificações:

  • Processador Intel Atom N270 1.60 GHz
  • 1 GB de memória RAM DDR2 667 MHz
  • Disco rígido de 40 GB
  • Placa gráfica Intel GMA 950 de 8 MB com 128 MB partilhados e monitor 1024×600
  • 2 portas USB 2.0, entrada para auscultadores, entrada para microfone, entrada Ethernet e leitor de cartões de memória SD
  • Placa de rede sem fios
  • Webcam e microfone incorporada

Este computador estava inutilizado até bem pouco tempo, até em que eu lhe instalei um novo disco rígido e agora reparado decidi dá-lo à minha tia para ela se iniciar no mundo da informática.

Inicialmente o computador tinha o Windows XP Professional com o Service Pack 3 e com todo o software que vinha de fábrica era lento. Instalei o Windows 2000 para ver como se comportava e apesar de ser muito rápido estava muito desatualizado para uma utilização atual e muitos programas já não são compatíveis com ele, apesar de existirem versões mais antigas mas que têm menos funcionalidades quando comparadas com as atuais como é lógico…

Além disso o Windows 2000 é um sistema operativo mais para servidores e não tinha uma chave de produto para o mesmo e ficou fora de questão.

Cheguei a experimentar o Windows 8 e era rápido mas ocupava muito espaço do disco rígido, notava-se que queria mais memória RAM e não tinha uma licença. Devido a isto ficou fora de questão.

Reparei que depois do Windows XP o Windows passou a requerer mais espaço em disco e no mínimo 512 MB de RAM. Cheguei à conclusão que teria instalar o Windows XP com a licença que vinha com o computador.

Além disso nunca tinha experimentado o Windows XP depois de uma instalação limpa e totalmente atualizado por isso porque não?

Levei em consideração o facto de o Suporte do Windows XP já ter acabado (8 de abril de 2014) e o facto de a minha tia ter pouca experiência e poder instalar vírus e outros programas maliciosos sem se aperceber mas acho que ela vai ter cuidado, apesar de alguns vírus não precisarem de qualquer ação por parte do utilizador. Claro que lhe expliquei a situação para ela ficar a par.

O computador teria de estar preparado para:

  • Windows XP SP3 com todas as atualizações e drivers
  • Ouvir música
  • Navegar na Internet
  • Aceder o Email
  • Funcionar com a impressora Lexmark X1250
  • Ver fotos
  • Chamadas de voz e vídeo

Tudo isto teria de ser feito da maneira mais fácil possível e rapidamente.

1. Instalar o Windows XP

O Windows XP é um sistema operativo da Microsoft lançado em 2001 e ainda é usado em aproximadamente 12 computadores em cada 100, apesar do seu suporte ter acabado em 8 de abril de 2014 como já disse anteriormente.

Ele conta com os seguintes requisitos mínimos:

Componente

Mínimo

Recomendado

Processador

233 MHz

300 MHz

Memória RAM

64 MB

128 MB

Disco rígido

1,5 GB

Placa gráfica e monitor

Super VGA 800×600 ou superior

Drives

CD-ROM

DVD-ROM

Dispositivos de interface humana

Rato e teclado

Se repararmos o computador cumpre os requisitos recomendados da instalação do Windows XP, mas temos de ter em conta que foram lançadas muitas atualizações para o mesmo e que estes requisitos aumentaram para uma utilização fluida.

Vamos lá instalar o Windows XP no computador. Como o computador não tem drive de CD/DVD usei o tutorial presente aqui no blog: Tutorial – Como instalar o Windows XP por Pen-Drive.

Instalado o Windows XP o computador ficou com 34,6 GB livres dos 37,3 disponíveis e agora vamos instalar os drivers.

2. Instalar os drivers

Um driver é o que diz ao Windows o que é, para que serve e como utilizar um componente do hardware. Normalmente o Windows instala os drivers básicos quando é instalado porque não tem drivers específicos para o hardware em questão. Isto leva a que por exemplo a resolução do ecrã seja baixa em vez da suportada pelo monitor.

No Windows Vista, 7, 8, 8.1 e 10 o Windows Update encarrega-se de arranjar a maior parte dos drivers específicos, mas no Windows XP temos que ser nós a tratar da maior parte das coisas.

Fui ao site do fabricante buscar os drivers e instalei os drivers no computador. É um processo fácil, apenas temos de os obter, o que nem sempre é fácil…

Devem sempre começar por instalar o driver do Chipset primeiro para o Windows conhecer todo o hardware do computador.

3. Instalar o Internet Explorer 8, o antivírus e as atualizações do Windows XP

Quando instalamos o Windows XP, mesmo com o Service Pack 3, ele vem com o Internet Explorer 6.

Instalei o Internet Explorer 8 e depois instalei o antivírus AVG Antivirus Free e atualizei as definições de vírus. Queria instalar o Microsoft Security Essentials por ser leve e eficiente mas ele já não recebe atualizações de definições de vírus para o Windows XP.

Depois instalei todas as atualizações prioritárias (130) disponíveis para o computador e as de Hardware. As opcionais serão apenas instaladas se trouxerem grandes benefícios.

Instalei todas as atualizações do Windows Update e depois ativei o Microsoft Update.

Para quem não sabe, a diferença entre o Windows Update e o Microsoft Update é que o primeiro apenas atualiza o Windows, enquanto que o Microsoft Update atualiza o Windows e outros programas da Microsoft, como o Office, Skype…

Instalei todas as atualizações do Windows Update e do Microsoft Update e apenas não instalei:

  • Microsoft .NET Framework 4 Client Profile para Windows XP x86 (KB982670)
  • Microsoft .NET Framework 3.5 Service Pack 1 e .NET Framework 3.5 Family Update (KB951847) x86
  • Windows Search 4.0 para Windows XP (KB940157)
  • Windows Media Player 11
  • Windows Live Essentials

Com o Microsoft Update é possível instalei o Skype e o Microsoft Silverlight.

Uma coisa engraçada é que o Windows Live Essentials (2009, a última versão compatível com o Windows XP) aparece como disponível mas dá erro quando chega a parte de transferir os ficheiros necessários dos servidores da Microsoft.

É normal, uma vez que o Windows XP já não tem suporte por parte da Microsoft. E por falar em suporte assim que fiz a instalação das atualizações recebi a notificação do final de suporte:

4. Instalar programas básicos

Bem, estamos no Windows XP e não no Windows 8/8.1 ou 10, por isso temos que instalar um leitor de ficheiros PDF. Optei por instalar o programa da empresa que criou o formato (Adobe) e instalei o Adobe Reader DC.

Para ver vídeos temos que instalar o Adobe Flash Player porque o Internet Explorer 8 não suporte HTML5…

Enquanto esperava pelo download do Flash Player ativei a opção: Mostrar a barra de lançamento rápido.

E como a segurança é um assunto sério ainda mais num sistema operativo que já não tem suporte instalei o SUPERAntiSpyware.

Instale também o Mozillla Firefox porque o Internet Explorer 8 já não tem suporte nem por parte da Microsoft e além disso muitos sites já não funcionam nele.

O programa para limpar os ficheiros temporários do Windows e corrigir os erros do registo tem um nome: CCleaner, da Piriform. Claro que existem outros mas acho que o CCleaner é rápido e eficaz. Apenas desmarquei algumas caixas durante a instalação. As duas primeiras são para não ter atalhos desnecessários, se bem que devia ter deixado o segundo marcado porque agora tenho de ir a C:\Programas\CCleaner para usar o programa. Já a terceira e a quarta são para não encher o menu de contexto.

Uma das coisas que a minha tia disse que queria fazer no computador era ver vídeos. Nos dias de hoje os vídeos normalmente vêm em formato .mp4, e nem o Windows Media Player 9 nem o Windows Media Player 11, razão pela qual não o instalei, têm suporte a este formato. Para contornar isso instalei o Media Player Codec Pack.

5. Instalar a pen-drive de banda larga móvel e configurar o Windows XP para a ligar automaticamente

Para ter acesso à Internet será usada uma pen-drive de banda larga móvel da Meo. Esta banda larga tem velocidade máxima de 3,6 Mbps e tem 2 GB de plafond mensal. Quando instalada é também instalado um programa (Software TMN) que permite fazer a ligação à Internet. Basta clicar no ícone do programa, esperar que ele abra e clicar em Ligar e estaremos a partir de aí ligados à Internet.

Mas como quero deixar o computador o mais fácil de usar possível vou configurar o Windows XP para se ligar automaticamente à Internet utilizando a banda larga da Meo.

Podem ver aqui como o fazer.

6. Instalar a impressora Lexmark X1250 no Windows XP

Esta foi a parte mais complicada…

Instalar uma impressora no Windows é fácil, desde que tenhamos os drivers que vêm com a impressora ou que a versão do Windows seja o Vista ou superior. Acontece que não se sabia onde estava o DVD com os drivers…

Bem, fui ao site da Lexmark e fiz download dos drivers normalmente que também incluem alguns programas da Lexmark. Apesar de não os ter conseguido arranjar em Português de Portugal e sim em Inglês dos Estados Unidos a impressora iria ficar a funcionar. Correu tudo bem até que chegou à parte da cópia de ficheiros. O programa de instalação da impressora dava sempre erro quando tentava copiar um ficheiro e todos eles a seguir a ele!

Felizmente consegui descobrir que durante a instalação o programa de configuração da impressora cria uma pasta no disco C:\ com o nome Lexmark e uma pasta dentro dessa com o nome Drivers (C:\Lexmark\Drivers). Bastou alterar o caminho onde o programa ia buscar os ficheiros para o acima mencionado para tudo correr bem!

7. Tornar o Windows XP mais rápido e limpar o ambiente de trabalho

Com tudo instalado estava na altura de limpar o ambiente de trabalho e deixar o Windows XP mais rápido.

Comecei por limpar a área de notificação. Alguns bastou clicar com o botão direito sobre eles e clicar sobre a opção Sair ou semelhante, como o caso do Intel Graphics Media Accelerator.

Outros tive de os desativar do arranque e assim tornar também o arranque do Windows XP mais rápido. Executei o Msconfig e no separador Arranque fui desativando o que não era necessário.

No caso do CCleaner desativei a monotorização do sistema e a ativa para não sobrecarregar o computador e porque eu iria ter contacto com o computador semanalmente e eu próprio iria encarregar-me de executar o CCleaner.

Também desativei o SUPERAntiSpyware pela mesma razão do CCleaner e por este não proteção em tempo real, o que iria limitar a sua atuação. A proteção em tempo real analisa as ações do computador e se detetar um ficheiro infetado envia-o para a quarentena. Como esta só está disponível na versão paga apenas fazendo uma análise seriam encontrados ficheiros contaminados.

O AVG criou entradas no menu de contexto e como a minha tia não as iria utilizar eliminei-as utilizando o CCleaner.

Agora chegou a parte de tornar o Windows mais rápido. Uma vez que ele estava relativamente rápido, tirando a parte do arranque em que demora bastante devido ao antivírus, não fiz grandes alterações. Como já tinha desativado os programas do arranque que não eram necessários desativei a Assistência remota que não vai ser utilizada e tem um impacto considerável no tempo de arranque.

Também desmarquei as opções:

  • Mostrar a lista de sistemas operativos durante;
  • Tempo a apresentar as opções de recuperação.

A seguir desativei as ligações de rede que a minha tia não vai utilizar.

Uma vez limpa a área de notificação e o Windows XP mais rápido passei para o ambiente de trabalho que estava cheio de atalhos dos programas que tinha instalado. Simplesmente selecionei-os e eliminei-os.

8. Ajustes finais

Com tudo quase pronto desfragmentei o disco e utilizei a Limpeza do disco. Depois usei o CCleaner para dar uma limpeza mais profunda ao disco e depois reparei os erros do registo também com o CCleaner.

9. Conclusão

Depois de tudo a funcionar corretamente tenho a dizer que o computador está pronto para o uso que a minha tia lhe vai dar.

Correu tudo com esperado tirando o facto dos programas Lexmark terem ficado em Inglês mas não são necessários para imprimir, que é o que vai ser mais utilizado, apenas para fotocopiar.

Está rápido dentro do possível e fiável para um uso diário. Claro que o facto de o suporte ao Windows XP ter acabado me preocupa mas a minha tia diz que se gostar da experiência vai comprar um novo e logicamente com o Windows 10. J

Ela já está a usar o computador há 2 dias e diz que está a adorar a experiência! J

Fiquem bem! 😉

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Create a website or blog at WordPress.com

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: