Tutorial – Como criar um disco MS-DOS USB bootable

Olá

No tempo do Windows 98 era possível criar uma disquete de arranque que permitia corrigir problemas com o arranque do sistema operativo. Ela permite correr programas de diagnóstico e corrigir muitos problemas comuns. Além disso ela permite iniciar a instalação do Windows (95, 98, Me, 2000, XP) quando o CD/DVD deste não é bootable ou a BIOS não permite iniciar por CD/DVD.

Agora em vez de disquetes usamos pens-drive e discos externos mas ainda assim podemos usar os dispositivos de hoje para criar uma “disquete” de arranque.

Apesar de a sua utilidade hoje ser menor, há momentos em que só elas nos podem salvar (atualizar a BIOS num sistema com um Windows x64 e que o fabricante só disponibiliza uma aplicação x16).

Hoje vou ensinar como o podem criar um disco MS-DOS USB bootable.

Tutorial – Como criar um disco MS-DOS USB bootable

1. A primeira coisa que vamos ter que fazer para criar o nosso disco DOS USB é fazer download do USB Disk Storage Format (download) e dos ficheiros necessários para criar o disco (download).

2. Uma vez feito o download extraiam as pastas transferidas. Para isso cliquem com o botão direito ou façam um toque longo sobre cada uma das 2 pastas e cliquem ou toquem em Extrair todos.

Depois cliquem ou toquem em Extrair.

Façam isto para as duas pastas.

3. Agora vamos abrir o USB Disk Storage Format. Basta clicar com o botão direito ou fazer um toque longo sobre o ficheiro que está na pasta extraída com o mesmo nome e depois clicar ou tocar em Executar como administrador. Uma janela de Controlo de Conta de Utilizador irá abrir. Cliquem ou toquem em Sim e o programa irá abrir.

4. No campo Device escolham o dispositivo USB que querem que se torne o disco MS-DOS USB Bootable.

5. Em File system podem escolher entre FAT e FAT32. Eu vou escolher FAT32 por ser mais rápido que o FAT. O MS-DOS apenas suporta FAT e FAT32 e é por essa razão que apenas eles funcionam para o que vamos fazer.

6. Em Volume label escrevam o nome que querem dar ao disco. Pode ser qualquer um.

7. Em Format options existem 3 opções. A primeira é a Quick Format e faz com que a formatação seja mais rápida do que a normal (vou fazer um artigo a explicar a diferença entre as duas em breve). Eu vou ativar esta opção para o processo ser mais rápido.

A segunda serve para ativar a compressão de dados mas não está disponível.

8. A terceira opção serve para indicarmos o caminho onde estão os ficheiros do sistema do MS-DOS e claro que a temos que ativar

9. Agora cliquem ou toquem em Browse e indiquem a pasta que foi extraída com o nome Disquete de arranque do Windows 98. Depois cliquem em OK.

10. Agora vamos clicar em Start. Vão aparecer um aviso informando que tudo o que está no disco USB será apagado e se queremos continuar. Caso tenham copiado tudo o que é importante para outra localização cliquem ou toquem em Sim.

11. No final irá aparecer uma mensagem informando que o estado do disco. Cliquem ou toquem em OK e já está!

É normal que o disco esteja vazio se o acederem. Apenas se a opção Mostrar pastas, unidades e ficheiros ocultos estiver ativada e a opção Ocultar ficheiros do sistema operativo (Recomendado) estiver desativada é que vão ver os ficheiros que estão no disco USB.

Para utilizar a vossa criação basta ligar a o vosso disco USB num computador e arrancar por ele. Normalmente para selecionar o dispositivo que arranca clicamos repetidamente na tecla F12 e depois de selecionarmos o nosso dispositivo USB com as teclas das setas clicamos no ENTER.

Fiquem bem! J

Anúncios

6 thoughts on “Tutorial – Como criar um disco MS-DOS USB bootable

Add yours

Deixe um comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Create a website or blog at WordPress.com

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: