Mitos e verdades da Informática #1: A BIOS é uma das coisas que nunca se deve atualizar nem mexer!

Olá!

Hoje vou inaugurar aqui no blog um novo espaço: Mitos e Verdades da Informática.

Decidi inaugurar este espaço porque, por vezes, sou abordado com afirmações que são totalmente mentira mas que persistem na cabeça de várias pessoas como verdades dogmáticas.

Por outro lado, muitas verdades são consideradas por muitos como mitos, o que causa problemas!

Como primeiro caso a ser tratado temos a celebre afirmação:

A BIOS é uma das coisas que nunca se deve atualizar nem mexer!

Vamos ver se esta frase está correta ou se não passa de um mito!


Bem, esta frase foi das coisas que mais li e ainda leio quando navego por fóruns de informática.

Para avaliarmos a veracidade desta frase temos que perceber o que é a BIOS:

A BIOS, Basic Input/Output System, é um microssistema que fica armazenado num chip localizado na motherboard. Este microssistema tem como função iniciar e avaliar se todos os componentes do computador estão a funcionar e, se tudo correr bem, iniciar o sistema operativo. Esta permite ainda que um sistema interaja com qualquer dispositivo sem serem necessários quaisquer drivers, possibilidade que não é usada com as versões do Windows baseadas no Windows NT, por exemplo.

Originalmente, a BIOS era armazenada em memória ROM, um tipo de memória que, uma vez escrita, não é possível modificar mas, com o passar do tempo, começou a usar-se um tipo de memória que podia ser modificada.

Atualmente, a UEFI, Unified Extensible Firmware Interface, tomou o lugar da BIOS por ser muito mais avançada que a anterior, mas a sua função é a mesma.

Sabendo isto, é fácil percebermos que sem a BIOS/UEFI é impossível iniciar o computador mas, e quanto à veracidade da frase?

Bem, na BIOS encontram-se várias definições que tornar o computador mais rápido em termos de tempo de boot mas, também existem outras que, se modificadas por alguém que não sabe o que está a fazer, podem impedir o computador de arrancar!

Mas vejamos o percurso para aceder à BIOS:

O primeiro passo a fazer é desligar o Windows completamente que, nas versões 8, 8.1 e 10, é realizado pela execução de um comando específico e não pela opção disponível no menu Iniciar. Logo neste passo temos uma coisa que um utilizador comum não vai fazer, o utilizador comum vai sempre usar a opção mais visível!

Como segunda etapa, temos a ação de clicar no timing correto durante o boot numa tecla que pode ir desde a F1 até à F12 ou até mesmo à tecla DEL. E qual a probabilidade de um utilizador comum fazer isto sabendo que fez o passo anterior? Bem, deve andar perto dos 2 ou 3 por cento.

Uma vez dento da BIOS, é necessário guardar as alterações efetuadas. Para isso é necessário selecionar essa opção correta porque se não as alterações serão rejeitadas.

Tendo em mentes este percurso todo, só uma pessoa que sabe o que está a fazer e que já pesquisou e está informada das possíveis consequências de alterar as definições irá conseguir aceder à BIOS e só por aí esta frase perde toda a credibilidade. Mas vamos analisar a outra parte dela que diz respeito à atualização da BIOS!

Como já disse anteriormente, a BIOS é responsável por iniciar todos os componentes do computador. Imaginemos agora o seguinte cenário:

Um determinado computador foi comprado e a BIOS nunca foi atualizada. Dois anos depois da compra do computador, o utilizador decide instalar uma nova placa gráfica. Depois de instalada a placa gráfica, o utilizador tenta iniciar o computador mas nada acontece. Ele verifica se está tudo bem ligado e está, vê se o computador iniciar sem a gráfica nova e este inicia e experimenta a gráfica noutro computador para ver se o problema está nela mas conclui que a gráfica está boa.

Depois de muito pesquisar, percebe que a versão da BIOS instalada não suporta a nova placa, porque a nova gráfica usa uma instrução que não existe na BIOS instalada. Felizmente, para ele, a fabricante da BIOS lançou uma nova versão da BIOS que contem a instrução necessária para iniciar a placa gráfica. Ele atualiza a BIOS, tenta iniciar o computador com a gráfica e FUNCIONA!

Ou seja, a atualização da BIOS foi, sem dúvida, muito útil.

No entanto, a atualização da BIOS é um processo perigoso porque, caso haja alguma falha de energia ou se o ficheiro de atualização não for o indicado, pode resultar num chip morto mas, calma porque, algumas as motherboards têm um mecanismo, com o nome Dual BIOS, que permite sempre que o computador inicie, mesmo que haja alguma corrupção. Uma motherboard deste tipo contém 2 chips: um deles é a BIOS com todas as suas funcionalidades e outro é uma micro BIOS que tem como função verificar se a principal está corrompida ou não. Casa esteja, esta permite que a principal seja recuperada.

Mesmo que a motherboard não tenha o Dual BIOS, existe sempre a possibilidade de reprogramar ou substituir o chip da BIOS.

Tendo em conta tudo o que foi explicado acima, podemos concluir que a frase A BIOS é uma das coisas que nunca se deve atualizar nem mexer!” é um enorme MITO!

Sim, a BIOS é uma peça de software muito importante e em que apenas pessoas que sabem o que estão a fazer devem modificar mas, não é assim em todas as atividades?

E claro, qualquer pessoa, com o “manual” correto, pode aceder à BIOS e ver as possibilidades que oferece, porque ver não estraga, e se alguma coisa for alterada para pior é SEMPRE possível reverter!

Apenas se deve ter certos cuidados com as atualizações da BIOS, como ver se o computador tem bateria suficiente ou, se estivermos a falar de um computador fixo, ter em atenção o histórico de cortes de energia da zona.

Fiquem bem! 😉

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Create a website or blog at WordPress.com

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: