Mitos e verdades da Informática #2: O Windows é o único sistema operativo que apanha vírus!

Olá!

Chegámos a 2017 e, por falar nisso, este é o primeiro artigo do blog escrito este ano mas, ainda persistem muitos mitos no mundo da informática!

Para começar o novo ano em grande, vamos analisar a veracidade de uma frase que existe na cabeça de muitas pessoas:

O Windows é o único sistema operativo que apanha vírus!

Bem, contrariando o que fiz no artigo anterior, em que mostrei os argumentos primeiro e a conclusão no final, desta vez, vou afirmar se a frase é um mito ou se é uma verdade e, posteriormente, explicar o porquê desta frase ter surgido!

A frase trata-se de um MITO, mas porque é que ela surgiu?

Se olharmos à nossa volta podemos ver que 95% dos computadores usam o Windows como sistema operativo. De vez em quando, é possível ver um computador com MacOS (4%) e muito, mas muito raramente, um computador a correr o kernel Linux.

Agora, vamo-nos pôr no lugar de um criminoso que pretende criar um vírus:

A primeira coisa que vai levar em consideração vai ser a plataforma, pois um programa, seja ele inofensivo ou não, que tenha sido desenvolvido para Windows não vai correr em mais nenhum sistema operativo. Tem assim três opções (existem outras sim, mas vamos considerar as mais conhecidas): Windows, MacOS ou kernel Linux. Com vista a maximizar o seu lucro, vai escolher o sistema que tem mais percentagem de utilização: o Windows.

Este vai ser o pensamento da maior parte das pessoas fazendo com que o Windows seja o sistema para o qual mais vírus existem. Havendo mais vírus, maior a probabilidade de um computador com Windows ser infetado.

No entanto, vai sempre haver alguém que vai desenvolver um vírus para um dos dois outros sistemas, não tendo em vista o lucro mas sim a dificuldade acrescida que há em parar um vírus lá pois, como não são lançados novos vírus a cada dia para eles, as empresas de segurança têm mais trabalho em arranjar soluções por falta de prática. Assim de repente, lembro-me de um vírus que conseguiu chegar a 300.000 utilizadores de MacOS antes de ser parado!

E é por esta razão que a frase surgiu não tendo assim qualquer veracidade! Sim, é verdade que quase todos os vírus desenvolvidos têm como alvo o Windows mas, daí a dizerem que os outros sistemas não apanham vírus vai uma grande distância!

Fiquem bem! 😉

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s

Create a website or blog at WordPress.com

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: