Olá!
Um hacker é uma pessoa que possui um elevado conhecimento na área da informática e que se dedica, de forma incomum, a conhecer e modificar aspetos mais internos dos computadores.
Com a popularização da Internet e dos computadores nos anos 90, alguns hackers começaram a usar as suas habilidades para aceder a informações pessoais e obter acesso a computadores alheios, incumbindo assim num crime!
Mais tarde, os hackers honestos propuseram a atribuição do termo cracker para os seus colegas que usavam o seu conhecimento no mau sentido, promovendo assim uma diferenciação entre os dois tipos.
Apesar de hoje o termo hacker não estar associado a atividades obscuras e ser usado com orgulho, o Jargon File (link), um glossário desenvolvido pelo MIT, atribui “hats”, ou seja, chapéus aos hackers para os diferenciar!
Vamos conhecer o que cada um deles significa!
-
White hat hacker – é o hacker que acede a um sistema com autorização à procura de falhas de segurança e que, quando as encontra, comunica-as ao responsável pelo sistema. Assim, os responsáveis podem resolver o problema antes que este se torne maior. São, normalmente, recompensados pelas suas atividades.
-
Grey hat hacker – é o hacker que invade um sistema sem nenhum tipo de autorização à procura de falhas de segurança. Quando as encontra, pode comunicar ao responsável ou não, não fazendo, no entanto, uso delas.
-
Black hat hacker – é o hacker que acede a um sistema sem nenhum tipo de autorização à procura de falhas e, quando as encontra, usa-as para provocar o mau funcionamento do sistema. É o chamado cracker! Usa as suas capacidades para roubar informações pessoais, aceder a dados confidenciais, ou seja, cometer crimes!
E pronto, agora já sabem o que cada uma das cores significa!
Fiquem bem! 😉
Deixe um comentário