Olá!
Já pensaram em poder usar um sistema operativo dentro do vosso sistema operativo?
Isso é possível recorrendo a uma máquina virtual!
Antes de mais:
O que é uma máquina virtual?
Uma máquina virtual é um software que permite a emulação de um computador. Com isto, é possível instalar um sistema operativo e usá-lo como se estivéssemos a falar de um computador físico. Existem vários tipos de virtualização e muitas vantagens a ela associadas. Se quiserem saber mais sobre virtualização, cliquem aqui para acederem a um artigo à mesma dedicado.
Tutorial – Como criar uma máquina virtual
1. Para criarmos uma máquina virtual, vamos primeiro precisar instalar um software como o VirtualBox da Oracle, que é gratuito e ótimo a nível de funcionalidades. Podem fazer o download clicando aqui e escolhendo o vosso sistema operativo na página.
A instalação é muito simples e basta seguir os passos apresentados.
2. O passo seguinte é iniciar o programa e clicar em New, para criar uma máquina.
3. Na janela que se abrirá, vamos ter de especificar 4 definições:
-
Nome da máquina virtual – que é à vossa escolha;
-
Pasta das máquinas virtuais – onde vão ficar os ficheiros da máquina virtual, como disco rígido virtual…;
-
Tipo de sistema operativo – onde vamos indicar o tipo de sistema operativo que vamos instalar, Windows, Linux, MAC OS X…;
-
Versão do sistema operativo – onde vamos indicar a versão do sistema operativo que vamos instalar.
No final, cliquem em Next.
4. Na nova janela, vamos especificar a quantidade de RAM que a máquina irá ter. Tenham em atenção que reservar muita memória para a máquina virtual irá torná-la mais rápida, mas também irá “roubar” essa memória ao vosso sistema operativo host (sistema operativo do vosso computador real [hospedeiro]). Além disso, o VirtualBox indica-vos qual a quantidade de memória recomendada para o sistema que estão a tentar instalar.
No final, cliquem em Next.
5. Agora, vamos tratar do disco rígida da máquina virtual. Neste caso, vamos selecionar a opção Create a virtual hard drive now, de modo a criar um novo disco. As outras duas opções, servem para criar uma máquina sem disco rígido virtual ou usar um disco rígido virtual existente.
Vamos clicar em Create.
6. Depois vamos escolher o tipo de disco rígido virtual. A não ser que vão usar o disco da máquina num outro software de virtualização, podem deixar este campo inalterado.
Cliquem em Next.
7. Neste passo, vamos escolher se queremos um que disco dinâmico ou um disco fixo. Caso escolham disco dinâmico, o espaço ocupado no vosso computador pelo disco virtual irá crescer consoante o uso do disco virtual. Caso escolham disco fixo, o tamanho que derem ao disco virtual será, desde logo, ocupado no vosso computador.
Disco dinâmico de 30 GB com 5 GB usados |
Disco fixo de 30 GB com 5 GB usados |
|
Espaço ocupado na máquina física |
5 GB |
30 GB |
De modo a otimizar o espaço, vamos escolher Dynamically allocated e clicar em Next.
8. Para terminar, vamos dar o nome ao disco virtual (que é automaticamente atribuído pelo VirtualBox mas pode ser alterado), escolher o respetivo tamanho e clicar em Create.
9. Vamos iniciar a máquina virtual clicando em Start.
10. Assim que a máquina inicie, vamos ter de selecionar o disco de instalação do sistema operativo, de modo a podê-lo instalar, e clicar em Start.
11. Por último, basta seguir os passos da instalação do sistema operativo para termos a máquina operacional! 😀
O processo em nada é diferente de um computador real.
Espero ter ajudado!
Fiquem bem! 😉
Deixe um comentário