Olá!
De certeza que já devem ter ouvido falar de máquinas virtuais. Estas estão relacionadas com virtualização computacional, mas o que é isso e quais são as suas vantagens?
É isso que vão poder descobrir com este artigo!
O que é a Virtualização?
A virtualização consiste em partilhar e utilizar os recursos de um único computador com vários sistemas, permitindo ter vários sistemas operativos num único computador físico.
O sistema operativo lá instalado funciona de forma independente do sistema base, não existindo qualquer tipo de interação entre os dois. Além disso, cada máquina virtual funciona com o seu próprio hardware virtual (CPU, RAM…).
Como podem ver no esquema acima, o sistema operativo faz a ligação entre o hardware físico e o software de virtualização, mas pensem comigo: o próprio sistema operativo está a consumir recursos que podiam ser usados pelas máquinas. Além disso, este não foi otimizado para correr máquinas virtuais. E se pudéssemos ter uma espécie de sistema operativo, mas que fosse dedicado a virtual machines (VMs)?
Empresas como a VMware possuem esses produtos. Os chamados virtualization layers
abstraem o hardware físico e eliminam a necessidade de usar software de virtualização e sistema operativo já que eles próprios fazem trabalho de ambos.
Quais são as vantagens?
As vantagens da virtualização são várias!
-
Particionamento – Uma vez que vários sistemas com diferentes funções podem ser executados num único sistema físico;
-
Segurança – Se uma máquina virtual ficar infetada com um vírus este não se irá espalhar para as outras máquinas virtuais nem para o host (computador físico que as suporta);
-
Escalabilidade – Já que uma máquina virtual é apenas um ficheiro num disco rígido, este pode ser copiado e usado para replicar a máquina as vezes necessárias;
-
Custo energético – Embora a máquina host esteja a consumir mais energia, o seu custo nunca irá chegar ao custo das n máquinas que nela estão a ser executadas;
-
Facilidade de backup – Uma máquina inteira é um ficheiro. Copiado esse ficheiro todos os dados estão seguros.
Em que situações são usadas?
Assim como as vantagens, os casos de utilização são também vários:
-
Experiências – Testar um programa de modo a garantir que o mesmo é inofensivo ou testar a ação de um vírus;
-
Trabalho em empresas – Imaginem que estão no vosso computador da empresa e que precisam de terminar o trabalho em casa. Se todo o sistema estiver virtualizado é só copiar o ficheiro da máquina e usá-lo em casa.
Espero que tenham ficado esclarecidos sobre a virtualização.
Se tiverem ficado com alguma dúvida, coloquem-na na secção de comentários abaixo.
Fiquem bem! 😉
Olá. Que matéria interessante. Bom artigo Senhor Marcelo.
GostarGostar